O Seminário
Transição Energética. Descarbonização. Inclusão energética. Economia Verde. Reindustrialização. Mais do que conceitos frequentes nos debates sobre a sustentabilidade do planeta, esses são desafios nos quais os profissionais e pesquisadores do setor de energia podem fazer a diferença necessária para atingir as metas do ODS 7 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU: “assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos”.
Para isso, é preciso aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global, investir em pesquisa e novas tecnologias, fomentar a inovação, formar novos talentos, estabelecer metas e diretrizes, além de ampliar as políticas de financiamento de energias renováveis.
É nesse cenário que o Hidrogênio Verde (H2V) surge como diferencial na substituição dos combustíveis fósseis e na descarbonização da economia. De acordo com a Agência Internacional para as Energias Renováveis – Irena, o comércio do hidrogênio e os fluxos de investimento devem gerar novos padrões de interdependência e trazer mudanças nas relações bilaterais. E o protagonismo do Brasil é fundamental nesse cenário.
O I Seminário Nacional de Hidrogênio Verde – Senahidro reúne ciência, mercado e tendências do setor. Com a presença da pesquisa e do potencial do Brasil no setor, O Seminário reforça a importância da cooperação internacional, de marcos regulatórios, da expansão da infraestrutura e tecnologia para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis no Brasil e no mundo.