A segunda palestra do primeiro dia do Senahidro foi sobre o tema “Experiências de financiamento na transição energética”, com Irenaldo Rubens Soares, superintendente de Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Nordeste. Presente em 2074 municípios de nove estados do Nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo, a instituição financeira possibilita o financiamento de diversas etapas de execução de projetos relacionados à produção de energias sustentáveis. “Por meio do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), disponibilizamos programas de crédito para financiar projetos de energia renovável, incluindo plantas industriais que vão beneficiar a produção de hidrogênio verde”, informou. O Banco é patrocinador do evento e conta com estande onde apresenta mais informações sobre os investimentos em energia renovável.
O I Seminário Nacional de Hidrogênio Verde – Senahidro continua nesta segunda-feira. O evento reúne tanto o mercado quanto a comunidade acadêmica na avaliação das tendências e dos desafios do setor, considerado um dos mais promissores para o futuro da geração de energia limpa e do processo de descarbonização em todo o mundo.
Nos dois dias, lideranças dos setores público e privado estarão presentes para reforçar a importância da cooperação internacional, da expansão da infraestrutura e da modernização da tecnologia do H2V. Doze estudos serão apresentados abordando os principais temas relacionados às expectativas e aos desafios do futuro mercado de hidrogênio verde, entre eles análise da eficiência energética da cadeia do H2V; injeção de hidrogênio nas redes de distribuição de gás natural; e rastreabilidade do Hidrogênio Verde no Sistema Elétrico Brasileiro.
Pesquisas com abordagens regionais estão sendo exibidas durante o seminário, como o dimensionamento de Infraestruturas de Produção de Hidrogênio Verde via Energia Eólica para a descarbonização da frota de ônibus de Fortaleza, no Ceará, e a elaboração do marco legal estadual para a produção de hidrogênio verde no Rio Grande do Norte.
Além do seminário técnico, Senahidro também terá painéis, palestras, debates no Coffee Talks e a I Maratona de Hidrogênio na Transição Energética, que integra o projeto Novas Energias, uma iniciativa para formação de jovens no setor. Serão dois dias de conhecimento e integração entre startups, agentes públicos e privados, universidades, entre outros, mostrando o que há de novo no mercado, as tendências na cadeia de negócios do Hidrogênio Verde.
Senahidro
Promovido pela Escola da Energia, o I Seminário Nacional de Hidrogênio Verde (Senahidro) conta com o apoio das principais associações do setor elétrico, entre elas a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV), Associação Brasileira de Hidrogênio e Amônia Verdes (ABHAV), Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica (ABCE), a Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica), a Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), Associação Brasileira de Geração de Energia Limpa (Abragel), Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), a Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica (Abrate), do Fórum de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Setor Elétrico (FMASE), do Conselho Federal de Química (CFQ) e do CIGRE-Brasil.